sábado, 12 de maio de 2012

Tá na mesa: arroz com brócolis!




Fim de semana e cozinha não combinam de jeito nenhum! EU DETESTO cozinhar aos sábados e domingos...
Durante a semana fico feliz da vida quando vou pilotar o fogão, mas clamo desesperada por um convite de almoço sem preparar, quando a sexta feira vai ficando escura...
Acho um baita desperdício!
Mas acontece que comer fora não é saudável! Por mais que eu tente, acabo não resistindo às variedades e o melhor mesmo é fugir dessa "facilidade engordativa".
Então, não muito contente, preparo a mais rápida, fácil e prática refeição que eu conseguir!
Hoje, foi arroz com brócolis.
Há tempos que o "bonitinho" anda pela hora da morte (R$6 Dilmas por uma miséria de "bouquet) e eu me recuso! Desaforo. Até que hoje andando em família, avistei uma plaquinha "DOIS REAIS E CINQUENTA CENTAVOS". Estavam gordinhos, verdes e fresquinhos! Nem hesitei, peguei um.
Vim correndo pra casa, lavei com calma e deixei de molho 5 minutinhos em uma solução de água sanitária. Depois de bem lavado, já no segundo enxágue, piquei tudo bem miudinho (inclusive os talos e folhas) e reservei.
Refoguei o arroz com uma cebola média picadinha e 6 dentes de alho em 3 colheres (das de sopa) de azeite. (Coloquei 1 copo grande do arroz cru). Deixei dourar levemente.
Daí, faz-se o normal. Quando o arroz ficar bem soltinho (e antes de jogar a água do cozimento) adicionei o brócolis reservado (a água deve cobrir 1, 2 dedos).
Tampei a panela, esperei ferver (sim, eu faço arroz com água fria) e deixei em fogo baixo até ficar pronto.
Nesse arroz existem duas possibilidades: Arroz, "arroz" mesmo (soltinho) ou tipo risoto. Se preferir, basta acrescentar mais água quando o arroz estiver cozido. E deixar secar o excesso. Nem tem erro poque ele te "obriga" a desligar o fogo na hora certinha. O fundo começa a grudar, daí ou você tira, ou ele queima (dica de chef -hahahah).
O bom é servir quentinho, polvilhando uma camada generosa de parmesão ralado.
Se vc tiver maçarico, manda brasa!
Fica expetáaaaculo!
Se quiser um acompanhamento, faça peito de frango corado. União perfeita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!