domingo, 15 de maio de 2011

Fé Raciocinada

                                                                                                                               {via}

O que me levou a escrever esse post, foi a matéria ida agora ha pouco ao ar no Fantástico sobre o padre curandeiro. Pra quem não assistiu, clica aqui.
Gente, o perigo da fé cega já tem mostrado estrago no mundo inteiro. Não sou eu, Marcele quem diz. Tá na mídia, nos jornais, na revista, é de conhecimento público (ou quase), tá em assunto, em voga. O que assusta, é a capacidade do ser humano de abrir mão de uma "arma poderosa" que nos foi por Deus confiada: o raciocínio. De acordo com o dicionário Aurélio

v.i. Fazer raciocínios. / Buscar a verdade com auxílio da razão. / Procurar compreender as relações entre coisas e fatos. / Calcular. / Alegar razões relativamente a uma questão. / Encadear argumentos e fazer deduções.

Não se pode acreditar nas coisas simplismente porque um padre falou. E não tô acusando o padre (apesar de todo o absurdo na sua atitude), questiono aqui o engano de se acreditar à revelia nas coisas sem levá-las ao crivo da razão. Que seja o pastor, o palestrante, o preletor... Não tá em questão a religião... A questão é o que a religião prega e o que o fiel absorve. Ir rezar, orar, fazer prece (seja lá o nome que cada um dê) e já sair do recinto xingando o trânsito lento, o preço da gasolina ou a baderna das crianças no banco de trás já demonstra que algo vai errado. Bem errado...  Que dirá então de uma cura milagrosa, se quem faz milagre é Deus. E Deus não vem por intermédio de ninguém dizer que a cura está em abandonar um tratamento importante, visto que somos de carne e osso e estamos sujeitos a sofrer as consequências disso.
 Querem um exemplo?
 Nos foi dado por Ele o livre arbítrio.
 Eu tenho a minha fé (e não vou citá-la aqui pra não levantar defensores ou críticos). Mas tenho plena consciência de que se eu sair da minha casa e enfrentar o trânsito lá fora acreditando que a minha fé vai me salvar, fatalmente sofrerei as consequências disso... Serei atropelada porque o fluxo é grande, carros passam nos dois sentidos da pista e lugar de pedestre é na calçada. 
Se eu como livremente doces e carboidratos excessivos com diagnostico de diabetes, vou sofrer as consequências desse ato.
 Conseguem perceber? Tudo é questão de raciocinio! Dos atos, do que se ouve, do que se fala... Precisamos pensar antes de acreditar nas coisas, desde fofocas até uma questão séria como essa que bota em risco a vida de pessoas que nem sempre estão em condições de responder por si. (Viram o caso de bebezinho de 3 anos?). E raciocínio depende de conhecimento. Leiam, pesquisem, perguntem! Tenham sua fé raciocinada, busquem a lógica das coisas...
A fé move montanhas sim. Mas precisamos ter as "ferramentas" certas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!