quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Meu sofá de chita!


Esse sofá está prestes a ser reformado novamente! Um num surto precoce de saudosismo, acabei postando-o em meu Facebook pessoal. Fez sucesso! Então, antes que o novo projetinho leve todas essas flores embora, resolvi vir aqui dividir com vocês e contar um pouco desse meu "sofá".

Como puderam notar, esse não é um sofá convencional. Na verdade era a minha do tempo de solteira.
Quando mudamos pro doce lar, resolvi que enfim, colocarias as coisas da maneira que eu queria! Quando a gente mora com a mãe da gente, é fato que temos de respeitar as regras! E martelo e serrote eram coisas proibidas pra meu deleite na casa da mamãe...
Sempre gostei dessas "coisas de menino"! Não posso ver prego, martelo, furadeira e toda interminável parafernália de casas do tipo material de construção!
Com a mudança e a pouca grana depois dos gastos que um casamento traz, era muito boa a minha "desculpa" de praticar um "DIY" (do it yourself-faça você mesmo).
O primeiro pensamento foi o tecido. Então defini tudo o que eu queria pra minha sala e só então decidi pela chita. Esse tipo de cuidado a gente precisa ter porque senão acaba poluindo o ambiente... =)
A decisão não foi fácil... (tem muita chita por aí, mas nem todas são legais pra esse tipo de feito). Gastei sola de sapato, na companhia da minha mãezinha querida, até trazer pra casa esse chitão!
Então o que eu fiz foi serrar a cabeceira, fazer o acabamento com papel contact imitando madeira (que já tinha em casa) nos espacinhos que foram retirados. Se eu passasse verniz, ainda assim ficaria diferente. O contact foi a melhor solução porque deu certinho com os vincos e formatos da madeira.
Preservei o colchão pro acento e  passei a me preocupar com o encosto.
Sabe aqueles almofadões horríveis com desenhos japa, ou com cavalos enormes? Procurei deles com a expectativa de uma criança pelo chocolate preferido. Não encontrei.
Precisava de algo grande e largo, pra que a gente não ficasse com os pés suspensos ao sentar na cama no sofá. Pensei em travesseiros! Seriam mínimo 12 deles... Ahhh não, né? Economia era a ordem da vez.
Até que, andando pelo Carrefour, meus problemas acabaram! Colchonetes de acampamento! E ainda estavam na promoção! Saquei a fita métrica da bolsa e pedi o marido pra me ajudar.
Bingo!
Três deles e o destino era correr pra máquina de costura.
Foi feita uma capa pro colchão e um "tubão" pra enfileirar os três colchonetes dobrados também em três.
Pra fixar, varão de madeira! É, esse mesmo da cortina! Sem regras...

**Na foto, duas observações! (a minha sobrinha linda) e a parte que não havia terminado quando essa foto foi tirada: as alças que entrariam "como argolas de cortina", pelo varão. Foram dez faixas de aproximadamente quatro dedos de largura, presas na capa do encosto.
Voilà!
Contem pra mim o que acharam! ;)

PS: Eu amo esse sofá, mas amo costurar coisinhas novas pra minha casa também. Então digam tchau, que logo trago mais novidade! Vocês querem?

4 comentários:

  1. Nossa, Marcele, quanta criatividade!
    Seu sofá ficou super lindo, adorei :D

    ;*
    @viihrs
    @SubindoNoSalto
    subindonosalto.com

    ResponderExcluir
  2. Lindo, né?? Eu sou suspeita, Virginia: mas amo mesmo! rs Obrigada pelo carinho! =)

    ResponderExcluir
  3. Ficou realmente original e lindo amei
    Bom quando fazemos algo que nos deixa Felizes...
    Boa sexta
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Margareth, que bom que gostou! Obg pela visita. =)

    ResponderExcluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!