sábado, 27 de outubro de 2012

Bolo Formigueiro e Bolo de Chocolate


Pelo menos aqui em casa não existe dia predeterminado pra fazer bolo. Conheço gente que só faz no final de semana. Outras pessoas só em ocasiões especiais. Aqui em casa eu faço quando dá na telha e algumas receitas são velhas de guerra e eu não troco por nenhuma outra. É o caso do bolo tradicional de chocolate e da massa básica de "bolo-bolo". Aquele bolo só com farinha, de tomar com café e passar manteiga por cima, sabe? =P

Pois nas duas últimas semanas esses foram os nossos bolinhos. Confesso que
seguidamente assim, por aqui é novidade. Normalmente quando faço alguma coisa mais calórica (e infelizmente o bolo é) dou um intervalinho pra "respirar". Mas como o bolo não foi só dividido entre eu e marido, acabou rápido e pudemos fazer essa extravagância.
A receita é bocó demais. Mas o resultado é supimpa! Se alguém quiser fazer também, pegue papel e caneta que vou contar como é que eu fiz:

Na batedeira, bati 4 claras em neve e reservei. Em outro recipiente misturei 4 colheres (das de sopa) de margarina, as 4 gemas que restaram e 1 xícara e meia de açúcar. Misturando tudo, dá um creminho amarelado. Aí é só acrescentar 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) rasa, de fermento, 1 caixinha de creme de leite e 1 xícaras beeeem cheia de chocolate em pó (pode usar achocolatado tb). Mistura tudo (prefiro sempre fazer meus bolos à mão mas fica a critério).

***Um segredinho que uso é bater até que formem bolhas. Garantia de massa bem incorporada! #ficaadica

 Depois é só juntar a clara em neve e misturar delicadamente. Asso por 45min dependendo do forno. Mas o ideal é testar no palitinho (se ele sair com massa ao furar o meio do bolo, ainda está crú). Deixar no forno demais resseca e modifica a textura que é o diferencial dessa receitinha. Gosto do bolo na forma tradicional, pra tomar com café. Sem recheios ou coberturas. Mas no dia que aquela vontadinha gorda de comer um docinho à porta, se joga numa cobertura de brigadeiro mole que é delírio puro! hahahah 

Espero que gostem e aproveitem ainda nesse fim de semana!

6 comentários:

  1. Adoro bolo e também acho que não existe dia certo para se fazer, só para comer, de preferência de segunda a domingo.
    Vou seguir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você me deixou com a maior vontade de comer bolo, Marcele!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcele, td bem?
    Adorei seu blog, muito bem feito.
    Quanto a receita, ahh, eu quero!!! Esta co uma cara ótima!
    Um beijo, Gabi.
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai gostar mto se fizer, tenho ctz! Bj pra vc tb, Gabi. :)

      Excluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!