Oi! Tô de volta! Enfim, a mudança acabou!!Hoje trouxe dicas de como administrar melhor a nossa vendinha de artesanato. Aliás, venda. Essa coisa de diminutivo às vezes traz uma conotação simplória às coisas e é necessário começar desde já a valorizar o nosso trabalho. Vender é uma arte que vem do planejamento adequado.
Então, retomando, trouxe um texto da Silvia Regina que é bastante elucidativo e pode ajudar a todas nós a por em ordem nosso ofício no quesito VENDA DE PRODUTOS. É só fazer as adaptações para o seu tipo de artesanato, o importante é a idéia.
Receba salário. Dentre as despesas do seu novo negócio, lembre-se de colocar o seu salário. ”Imagine quanto você ganharia se trabalhasse meio período numa empresa. Esse valor deve ser retirado do seu caixa todo mês”, ensina o consultor do Sebrae. Claro que no início você pode não conseguir, mas essa retirada deve fazer parte do seu planejamento.
Aprenda a colocar preço nos produtos. Para definir o preço do seu produto, avalie quanto você vai gastar com a compra de matéria-prima.Calcule, mesmo sem saber o valor exato, a eletricidade e o gás que serão usados, o preço das embalagens, e quanto você gasta de ônibus ou combustível para comprar a matéria-prima e fazer as entregas. Some tudo isso.Ao valor final, acrescente 150% a 200% - esse vai ser o lucro do produto.Por exemplo: você gastou R$ 60 com ingredientes, R$ 20 com despesas gerais (água, luz, gás) e R$ 10 com embalagem: o total é de R$ 90. Você sabe que, com esse material, consegue fazer 100 trufas - o custo é de R$ 0,90 cada. Agora, acrescente 200% sobre R$ 0,90 e você terá o valor final: R$ 2,70.
Saiba reinvestir no seu negócio. Para saber se as vendas são lucrativas, você deve somar tudo que conseguiu vender no mês. Do valor total, subtraia todas as despesas, inclusive o salário que você estipulou. Sobrou alguma grana? Esse é o lucro. Mas não pense que ele vai ficar na sua mão. Esse valor deve ser reinvestido no negócio, fazendo-o prosperar. Se a conta der negativa, é momento de reavaliar o seu trabalho. Verifique se o volume de vendas está adequado, se o público-alvo é o ideal e se a matéria-prima que você está comprando é muito cara. Não entre em dívidas. Se chegar à conclusão de que o negócio não vai dar certo, procure mudar de produto.Capriche na embalagem”Não adianta fazer um bombom irresistível ou um sabonete cheiroso se eles estiverem mal embalados”, ensina Maria Lúcia. A finalização não torna o produto mais caro. Entre as opções baratinhas - e charmosas - há saquinhos de celofane, folhas de alumínio, caixinhas de papelão e saquinhos de tule. Você encontra tudo isso em lojas de artigos para festa ou artesanato. Uma boa apresentação é essencial para o sucesso.Controle as vendasTenha dois caderninhos. Em um, você deve anotar todas as suas vendas. Mesmo que o valor seja baixo, anote a data da venda, o que foi vendido (caso você faça mais de um tipo de produto), a quantidade e o valor total. No outro caderno faça o controle das despesas. Marque a data do que foi comprado, onde foi comprado e o valor da despesa. Ao final do mês, some os valores de cada um dos cadernos. Assim, você saberá exatamente quanto ganhou e o que foi gasto.
Um fuxibeijo! =]
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