sábado, 29 de agosto de 2009

Crayon Tinting


Nesses últimos dias tenho enfatizado muito o bordado! Confesso que estou encantada com a técnica... Nas muitas andanças pra tentar sair do "analfabetismo bordadístico", fui encontrando técnicas divertidas e bem interessantes pra colocar em prática também.
Uma delas, explica como pintar com giz de cera, o tecido que quer bordar. Quem pensa que giz de cera e costura não combinam, precisa conhecer essa técnica!
Basta um tecido cru, 100% algodão, linhas para bordar, bastidor, ferro de passar roupa, uma folha de papel manteiga e claro, o giz! O ideal é que seja um giz de boa qualidade, no tutorial (em inglês, é indicado esse aqui, que nem é caro).
Pra começar, mesma coisa do bordado. Transferir para o tecido o tema que irá trabalhar. Feito, basta simplesmente pintar com o giz de cera todo o desenho, nas cores que preferir (lembrando que o giz deve estar com as pontas bem limpas, senão borra).
Agora... o pulo do gato! Hora de fixar o desenho no tecido. O segredo? Ferro de passar roupa. O esquema é o seguinte: o ferro precisa estar bem quente. Numa superfície lisa e firme, você pega a folha de papel, o tecido (com o colorido virado para baixo, na folha), e passa o ferro (o contrário tb dá certo!)  ;)
Você vai notar que boa parte da "gordura" do giz vai ser transferida para o papel e tamanha será a surpresa ao perceber a perfeição do tecido que você acabou de criar!
Depois de passado o encantamento (rs), chegou a ez de bordar. Contorne com cores contrastantes e no mesmo tom ou apenas em preto. Aí, vai da preferência mesmo. Quando eu testei, contornei tudo com linha preta.
A partir daí, o que vale mesmo é a criatividade! Fica lindo simplismente bordado e também se usar contas, sinhaninhas e demais apetrechos.
Não é uma ótima pedida pra esse fim de semana?

Copyright:
By

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!