sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Meu Pé de Laranja Lima


Alguém aí já leu esse livro? Vale muito, mas muito à pena! Se você tiver um tempinho a dedicar, vale um mergulho nessa história do José Mauro de Vasconcelos, que embalou minha infância e certamente a de um montão de gente por aí...
Olha um resuminho:
" 0 Zezé é um garoto de 8 anos de idade filho de uma família muito pobre que vive na periferia do Rio de Janeiro nos anos 50.Ele é um garoto peralta, porém muito sensivel, leva muitas surras do seu pai devido as artes que apronta e a única pessoa que o entende dentro de casa é sua irmã mais velha, Glória.Os dois são muito diferentes dos outros irmãos, pois são loiros e tem olhos claros, parecidos com o pai, enquanto os outros se parecem com a mãe, descendete de índios.O pé de laranja lima do titulo refere-se aos dois únicos amigos que Zezé tem no Rio antes de ser levado para recife por seus padrinhos, um pé de laranja lima que tinha no quintal da sua casa com quem ele conversava e brincava como criança imagintiva que era e o "portuga", sr. Manuel, que lhe dava carinho e atenção.
O livro conta as aventuras dessa criança especial, sem perspectiva de futuro, porém ainda uma criança que encontra um lugar em seu coração para sentir ternura até mesmo pelo velho pai que sabia apenas lhe espancar e de quem são tiradas as coisas que mais ama na vida: a mãe, a irmã Glória e o irmão menor quando é levado para Recife; o pé de laranja lima que é derrubado para construção de uma linha de trem e o portugês, sr. Manuel que era o pai que escolheu por afinidade e  morreu tragicamente.Uma história fascinante e triste. "
 
O meu livro é esse aí, capa bem antiguinha! Tá muito, muito velhinho...  Justamente por isso gosto tanto dele. Tem cheiro de infância e me remete a encantos passados... Mas existem várias outras reedições, a mais recente é esta aqui.
Copyright
By

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!