sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dicas pra "virar" um artesão!




Boas ideias existem em todo lugar e em qualquer ocasião. O que nem sempre está presente é a sensibilidade da gente. No post "A Arte da Costura", (que vc pode reler clicando aqui), comentei sobre a relação de um catador de latinha e o meu artesanato. Prova concreta e experimentada numa eventualidade da vida.
Muita gente nem sabe que consegue criar! Admira bons trabalhos, aprecia variadas artes, mas sempre pensa "eu nunca faria isso"! É a mesma conversa do frustrado ganhador da loteria, que lamenta não ter sorte sem nunca ter jogado!
Pra ajudar nessa empreitada, transcrevo abaixo algumas dicas que podem ser úteis pra você descobrir o seu talento artístico que, sem dúvida, existe em todos nos! (Sugestões da Chris, extraídas do site Artes da Paraíba).


1. Leia, acompanhe sempre as novidades que saem no mercado referentes ao trabalho que você desenvolve. Seja uma estudiosa do seu trabalho, só assim você terá condições de se aprimorar cada dia mais, e sempre estar criando novidades.

2. Esteja atenta a feiras e exposições de artesanato, para acompanhar as tendências do momento.

3. Converse com suas amigas, clientes, família e pesquise o que mais as agrada, e veja o que você pode adaptar ao seu trabalho, para assim conquistar gradativamente mais clientes.

4. Veja com suas amigas, e com sua família também, se elas têm alguma peça antiga, feita por uma tia, um uma avó, pode ter certeza de que você encontrará idéias lindas no artesanato em trabalhos antigos feitos por suas avós, tias, pela sua mãe, etc.

5. Na Internet, você encontra o mundo ao seu alcance, pode tirar idéias das comunidades do orkut, blogs de amigas, sites específicos de artesanato, lojas on line de produtos para artes decorativas, enfim… você tem inúmeras possibilidades de encontrar grandes idéias na internet.

6. Para quem atua em pintura decorativa, em caixas de madeiras, enxoval para bebês, poderá ter grandes idéias em livros infantis.

7. Em desenhos infantis feitos pelos seus sobrinhos, filhos, você poderá encontrar idéias fantásticas.

8. Ao citar as revistas como fonte de idéias, sugiro que você esteja atenta a tudo que a mesma contem seja ela direcionada ou não para o tema artesanato. Desde um simples anuncio até a matéria principal, podem lhe oferecer grandes idéias.

9. Nunca se esqueça de dar o seu toque pessoal ao trabalho, crie uma marca única, alguma assinatura, algum acabamento nas peças, enfim algo que marque seu trabalho positivamente e esteticamente.

10. Lembre-se sempre, use tintas, e material de qualidade, principalmente se for pintar produtos e enxoval para bebês.

E só pra reforçar, o mais importante nessas inspirações é justamente a inspiração. Meio redundante? Não. O segredo é criar, não copiar! O sucesso do reconhecimento vem daí. Quer um exemplo? Quantas artesãs trabalham com fuxico? No Brasil, muitas... Mas quantos trabalhos são cópias fiéis das outras? Encontrar a gente até encontra, no caso dos fuxicos serem feitos numa cor so. Eu faço uma colcha vermelha de fuxico aqui, porque gosto de vermelho. Você faz uma colcha de fuxico vermelho aí, pra combinar com seus acessórios verdes de Natal. Claro que isso não é cópia.
Estamos tratando de cópia idêntica. Essa sim é a própria degradação da criatividade. E esse indiscutívelmente não é o objetivo de um verdadeiro artesão.
Então, trocando em miúdos, inspire-se! E "expire o melhor de você".
Fica a dica!

OBS: a foto que ilustra esse post, é a criação de Michelangelo: a estátua de Moisés. Uma das quarenta e duas esculturas criadas pra composição do túmulo do Papa Julio II. Diante de tamanha perfeição, aliada a um surto momentâneo, surgiu a famosa frase: "Parla, Moisés. Parla!".

Copyright:
By

2 comentários:

  1. Marcele, ainda não vi nenhuma loja vendendo na internet essa marca, mas falaram bem dela tb!!
    Menina, me sinto no mundo da barbie com tanta variedade e sem saber o que comprar hahahaha
    Obrigada pela dicas, isso está me ajudando, estou criando a minha linha artesã e como é para os pequenos, livros infantis ajudam mesmo.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Que legal! O bom do artesanato é que muita coisa serve de inspiração. Os livros, então! Fonte grande!! Os Direitos das Crianças, da Rute Rocha, me inspira muito... Quando tiver oportunidade, dá uma conferida nele! =)

    ResponderExcluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!