quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A importância de brincar.






Todo mundo sabe que crianças adoram brincar! Difícil mesmo tirá-las de uma brincadeira quando a hora é de comer, tomar banho ou fazer a tarefa. A correria do dia-a-dia é um fator contribuinte para o pouco convívio nessas horas tão importantes na formação dos pequenos. Com o relógio correndo e o tempo contado, fica difícil participar de brincadeiras e criar atividades legais que contribuam para o enriquecimento da infância, tão importante nesses dias "eletronizados".
A criança se isola no computador, no play station, por horas... Ou, entre as mais carentes, brincam na rua ou até mesmo no quintal de casa sem que a gente pare pra se inteirar da brincadeira e brincar junto também. Sem contar as mil e uma atividades extras que todo o pai inclui como fundamental na educação do filho: balet, futebol, natação, informática...
Muitas vezes nem falta vontade pra interagir, falta é tempo. Mas segundo a psicóloga Edna Fagundes, em reportagem ao RJ TV, até o caminho pra escola pode ser mais divertido, se a gente souber aproveitá-lo.
Segundo a própria psicóloga, tem gente que pensa que a brincadeira com a criança é aquela que entretém, estimula a atenção (como um jogo ou um parquinho). Mas a brincadeira em questão é justamente o estímulo criativo. O natural da criança, de falar sozinho e fazer de um cabo de vassoura, um foguete ou um cavalo veloz.
É a brincadeira interna, o estímulo da imaginação!

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.
Aqui, uma série de vídeos infantis que vale à pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!