domingo, 25 de abril de 2010

Faxina Completa


                                                                          Google Image

Quem comanda uma casa sabe bem a trabalheira que dá manter tudo limpinho e organizado. Mas nem sempre a gente lembra dos inimigos invisíveis... No tempo da escola a gente aprende que as bactérias se reproduzem de forma acelerada, e isso piora se houver situação propícia.
Quantas vezes a gente lembra de trocar a esponja da cozinha? O paninho da pia? E o escorredor, a gente higieniza como deve?
Pra evitar que esses indesejados propaguem na nossa cozinha, o melhor mesmo é
dar preferência a alimentos frescos e manter as coisas sempre em bom estado de conservação e limpeza.
Aqui em casa eu lavo mesmo tirando limpinho do armário tudo o que eu for usar pra preparar alguma coisa. Potinhos que racham, escurecem ou ficam com uma "carinha meio sei lá" eu jogo fora no lixo sem dó nem piedade...

Alimentos que estragam rápido como queijos, carnes e outros do tipo eu sempre tiro da geladeira em porções pequenas pra que não fiquem expostas por muito tempo a uma temperatura inferior à refrigerada. Isso aumenta a "vida útil".
Outra dica é nunca deixar os alimentos destampados, PRINCIPALMENTE se na geladeira. "Em off", conheço pessoas que deixam tudo (tudo mesmo) destampado na geladeira. Um pudim bonito, ao lado da carne crua que vai assar no churrasco, com queijo minas bem pertinho da metade da goiaba... (Dá arrepio! E o cheiro então?!)
O escorredor de pratos e talheres precisa ser limpo todos os dias, senão de nada adianta a gente lavar bem as vasilhas... Lavo com detergente neutro todas as vezes que termino a lavagem das louças. Imprescindível isso.
A buchinha, "toma banho todos os dias" após a arrumação da cozinha. Deixo 15 minutos numa mistura de detergente e água sanitária. Depois de seca é que eu guardo. Nada de usar e colocar no porta esponja: a sujeira entra nas fibras úmidas e já pode imaginar o que acontece, né? Faz isso não...
Por fim, o paninho (eu uso perfex), também toma banho todos os dias e é dispensado a cada sete.
Com esses cuidados, a gente dá adeus a bactérias e deixa ainda mais agradável o cantinho de comer!


Mais toques? Tem um artigo bem legal da revista Vida Simples!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!