quarta-feira, 6 de abril de 2011

Do ofício à profissão



Sempre fui muito curiosa com as coisas! Com decoração e artesanato não podia ser diferente. Aprendi a costurar sozinha e minha evolução foi bastante rápida! Procurava tudo na internet. Como colocar agulha na máquina, como desmanchar costura, como isso, como aquilo... E lá fui eu! Depois de muitas costuras tortas, um patchwork desencontrado, um viés porco e um canto mitrado completamente sem noção, hoje posso dizer que valeu à pena ser professora de mim mesma.
O interessante na vida é justamente o desafio. Acho que essa coisa de talento é relativo. Penso que o que conta mais é a "afinidade" que a gente tem com uma coisa.
Quer um exemplo?

Na família temos duas pintoras: uma das minhas irmãs e minha mãe. Ambas com seu estilo particular, uma prefere pintura abstrata, a outra impressionista (respectivamente), mas as duas amam esse tipo de arte! Conversam horas sobre isso, vão a exposições de outros artistas, lêem livros sobre técnicas antigas e atuais... Enfim! Tudo o que é relacionado ao mundo da pintura elas estão antenadas.
E eu?
Eu olho e não sinto a menor vontade de pintar. Bem que elas tentam! Mas eu detesto a ideia de ter de esperar a tinta secar... Sou muito imdediatista pra isso. Preciso ver a coisa render... Não rola.
Já com a costura foi diferente. Num belo dia decidi que seria a maior vergonha eu me ver velhinha sem nunca ter pego numa máquina de costura, numa agulha e num botão pra fazer reparos. Cheguei mesmo a imaginar que não tinha"talento" até que por uma questão de honra (sim, mulheres também têm disso), eu fui insistindo insistindo e hoje consigo não só fazer os reparinhos bocós do dia a dia como já saem algumas coisinhas bem boas pra minha casinha, pra dar te presente e pra vender. Questão de afinidade, vontade com a "coisa" em questão.
Se você gosta muito de alguém fazendo qualquer atividade e fica aí pensando que "não tem o menor talento", tenta E X P E R I M E N T A R !
Juro, não há nada o que perder e sim só a ganhar! Fica a dica!
Eu pretendo crescer no mundo craft/decor/handmade. Mas ainda traço planos, tenho estudado muito sobre o jeito certo de empreender, as possibilidades de uma micro empresa, de investimentos, dedicação total... E decidi que não vou me impor prazos. Será tudo no tempo certo, deixarei as coisas continuarem acontecendo.

2 comentários:

  1. Tudo a ver esse seu post, amei, tb penso assim, conmecei de bricadeira com as bijoux e dai foi um pulo para as outras artes, o que conta memso, é a força de vontade, a curiosidade e disciplina.
    Todos podem , é só querer de evrdade.
    beijos Marcele linda
    lihh

    ResponderExcluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!