sábado, 17 de março de 2012

Broa de fubá


Os finais de semana aqui em casa sempre são mais "relax" em relação à cozinha. Durante a semana não entra açúcar, refrigerante (que aliás tb é raro no findi), doces e bolos. Fritura já não faço. Cozinho com pouco sal, óleo de girassol, o leite sempre foi desnatado e o pão é em pequena porção. O predomínio é do verde das folhas, e do colorido dos legumes e das frutas.
Quando chega final de semana, nada acontece totalmente fora disso, mas nos permitimos algumas delicinhas, como esse bolinho de fubá que preparei no final da tarde!
Quer fazer também? Anota aí:

Bati no liquidificador 3 ovos e 1 xícara e meia de açúcar. Depois de bem misturadinho, adicionei 1 xícara de óleo e acrescentei  leite "no olho" e bati mais um tantinho (coisa rápida).
Levei a mistura pra um refratário e juntei uma xícara de farinha, mexendo bem com o fouet pra incorporar. ). Adicionei o leite "no olho" (tem de ser o suficiente pra que a massa fique "fluida" sem ficar molenga demais, nem grossona). Coloca meia xícara, mistura, dá uma conferida... Se achar que precisa de mais, acrescenta mais um pouquinho... Tudo muito sutil!
Acrescentei (intercalando com leves mexidas) 2 xícaras de fubá mimoso, aquele bem fininho, salpiquei erva doce (e as vezes troco por queijo ou coco ralado) e por último o fermento: 1 colher de sopa (rasa).
Levou 45min pra ficar pronta, no meu forno. Isso é variável... O importante é ficar de olho e fazer o teste do palitinho. 


Uma fatia caprichada! Dá pra ver como tá fofinha??? Hummm...
Uma xícara de café pra acompanhar e voilá!

Fiz a felicidade do marido (e a minha).

2 comentários:

  1. Amo tudo que se ref a FUBÀ, vou tentar. Parece delicioso!!!
    Espero que dê certo com a quantidade de leite que estou imaginando. kkkk

    Bjs, Fê

    ResponderExcluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!