domingo, 8 de abril de 2012

Organizando feltros


Aqui em casa, o momento é de otimização.
Quem lê o blog sabe que moro num mini apê e que o espaço aqui é feito água no deserto... Tudo é compacto, com exceção do quarto, que tem um tamanho bem satisfatório! O lado bom disso é que obrigatoriamente tudo tem que estar no seu devido lugar! Do tipo: acabou a luz? Não tem problema! No escuro mesmo, na direção certa, encontra-se o que se quer.
Não sou obcecada! Muito pelo contrário... Existem coisas  a melhorar, a rever, a doar... Por em ordem!
Umas das coisas que mais me incomodaram nos últimos meses foram os tecidos e feltros do "mini ateliê".

Sabe quando você ainda não chegou num acordo quanto a organização? Então!
Já guardei meus tecidos de várias maneiras e em vários lugares: na gaveta, em rolinhos; na prateleira dobrados; na prateleira em rolinhos e por último, estavam na parte superior do guarda roupas, tudo em rolinhos. (Dobrava os tecidos em tamanhos iguais e antes de finalizar as dobras, enrolava e prendia com elástico-ótimo pra quem não tem espaço).
Cabe muito tecido, quando se guarda dessa maneira. A visualização das estampas é boa e retirar e colocar no lugar tb não requer muito esforço. O que me enchia o saco era o fato de ter de subir na escadinha pra ter acesso aos mais altos da pilha (mas já superei) e o fato de SEMPRE ter de passar os tecidos. Amarrota um pouco (principalmente os feltros).
É natural e correto passar todos os tecidos antes do processo da costura, mas "pelejar" com as marcas custa tempo, energia elétrica e consequentemente, dinheiro! E ninguém quer perder tudo isso né?
Daí que, apesar de ocupar mais espaço do que eu realmente poderia ceder, estabeleci, para os feltros, um tamanho padrão para que fiquem guardadinhos e empilhados sem o menor risco de amassar.


Usei como guia o tamanho de uma folha A4 cortada em papelão resistente, risquei com giz de costura e cortei. O processo é meio chatinho, mas o resultado vale à pena.
Essa solução não serve pra quem usa o feltro em tamanhos maiores. Eu uso para aplicações e o maior tamanho fica em torno de 30cm. Então se você precisa manter o feltro na largura de fábrica, esse definitivamente não é o seu caminho... Guarde em rolos, ou dobrados mesmo...

4 comentários:

  1. Gostei... E ver essa organização meus olhos brilham...♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O craft room é sempre um espaço em mutação, né, Marcele? A gente está sempre mudando algo e sempre encontrando novas formas de organizar as coisas. Gostei da sua solução com o feltro cortado. Por aqui, ainda não encontrei o jeito ideal de guardar tecidos e feltros...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Dani! Pro feltro encontrei a solução. Mas continuo na luta pra organizar as coisas de maneira satisfatória. Principalmente agora que me mudei. =S

    ResponderExcluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!