terça-feira, 8 de setembro de 2009

Etiquetas artesanais, o retorno!

Ainda às voltas com a feirinha (que será em Brasília no final do ano), quebro a cabeça com as etiquetas. Estourei o orçamento e não quero mais lançar mão de grana nenhuma, já que eu posso solucionar esse tipo de percalço com uma coisa mais econômica!
Pesquisei umas ideias por ai, ainda assim nada me conquistou de fato.
Precisava bolar uma maneira prática de executar minhas próprias etiquetas de forma artesanal e handmade (o sentido do meu trabalho) e custo zero ou quase. Até que resolvi criar à minha maneira, que diante de tanto trabalho, se tornou maneira de preguiçosa.

Com a minha logo pronta, fui até uma casa de carimbo e mandei confeccionar três tipos e tamanhos diferentes. Comprei almofada para carimbo (sem tinta), algodão para forro na cor branca e tinta para tecidos Aquarela Silk (da acrilex). Preferi a aquarela porque fiz uma experiência com a tinta para tecido normal (também da acrilex) e borrou. ela é muito grossa e cremosa, não surtiu o efeito que eu queria. Com  todos os materiais em mãos, parti pra ação:

  • a primeira etapa foi molhar o tecido para que ele encolhesse tudo o que tem que tivesse de encolher  (ninguém merece ter um produto surpresa depois da lavagem). O segredo é esticar bem o pano no varal pra que ele amarrote o menos possível.

  • passei o o tecido com ferro na indicação cotton;

  • hora de carimbar! espalhei a tinta na espuma, até umedecer.

  • fui carimbando o tecido da maneira que esquematizei minha etiqueta. Queria dupla, então carimbei em cima de cabeça pra baixo e em baixo de cabeça pra cima, assim:

  • esperei secar até o dia seguinte e aí sim, comecei a trabalhar; vale ressaltar que pela embalagem, caso for lavar, precisa esperar secagem de 72 horas. como lavamos antes, fica apenas o lembrete.

  • recorti todas as etiquetas deixando pequeno espaço para as costuras, (não se esqueça da costura na hora que for pregar a etiqueta no seu produto, é preciso deixar um espaço ideal).

  • passei a máquina de costura nas laterais para evitar que desfie e...
...estão prontas pra usar!

O primeiro post sobre etiquetas aqui no blog foi esse aqui.

5 comentários:

  1. Olá
    Gostei da sua sugestão para etiquetas...te add no flickr..obrigada!
    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi Vânia! Seja bem vinda e volte sempre! Será muito bom ler um comentário seu!
    Tô indo lá no Flickr te adicionar.
    =)

    ResponderExcluir
  3. olá amiga
    fiz tudo direitinho como vc fez,mas a tinta aguarela silk é mto aguada e escorre pela borracha do carimbo,aí as letras ficam falhas,o que foi que fiz de errado? segui corretamente suas instruções.Preciso tanto economizar,cada etiqueta de tecido está saindo quase um real,uso mto!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Monika, talvez seja excesso de tinta... Você tá usando a esponja própria de carimbo não tá? Experimenta diminuir a quantidade de tinta, o carimbo não pode ficar encharcado. Outra coisa, quando for carimbar, aperta o carimbo e segura uns segundos, depois tira com cuidado. Se você estiver carimbando rápido demais, pode manchar também...
    Qualquer coisa me fala. Tenta assim. Beijinho! =)

    ResponderExcluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!