segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia dos Namorados: o nosso cardápio

Por motivo de força maior, não comemoramos o dia dos namorados no domingo. Pelo menos não na culinária...
As aventuras gastronômicas ficaram pra hoje.

                                                                                                                            {via}

No menu, arroz branco e cogumelos, filet mignon ao molho madeira, batata palha e pavê.
Fiz assim:
Preparei os filés pra deixar marinando rapidamente. Temperei com 4 dentes de alho socados, meia cebola ralada, 5 "bolinhas" de pimeta do reino trituradas, 1 colher de sopa (rasa) de sal, outra (rasa) de manteiga, um dedo de vinagre e pimenta calabresa (põe a gosto porque eu botei no olhômetro mesmo). Dei aquela misturada com a mão (beeem lavada -antes e depois- of course).  E fui preparar o arroz.
Refoguei 3 xícaras, fiz pra sobrar mesmo, pra janta e pronto almoço de amanhã (PREGUIÇOSA) com alho picado, cebola ralada, 1 vidro pequeno de champignon e dois sachês knorr meu arroz. Quando vi que tava quaaase cozido, comecei a fritar os filés. Sem muito óleo porque habitualmente é raro fritura nessa casa (ao contrário dos doces, e que diga Van Maurer). Óleo suficiente só pra bezuntar o fundo, como se estivesse untado mesmo. E bora passar os bifes! Como pedi pro marido, que pediu pro mocinho da carne que atendeu nosso pedido de pronto (vamo encher linguiça hehehe), os filés eram do tamanho da palma da minha mão e beeem fininhos, então o processo foi rápido e indolor (menos pro boi, coitado; eu sofro -juro- queria ser vegetariana ou qualquer coisa que não fosse estímulo pra matança dos pobres, mas ainda tô meio atrasada na escala evolutiva, um dia eu paro de comer carne)...
Continuando....
Cuidei pra que eles ficassem bem molhadinhos repetindo um fiozinho de olho ou umas colheras d'água quando necessário. Nesse meio tempo o arroz, já pronto, aguardava o "gran finale"!
O molho madeira foi o mais difícil, mas não desanimem porque o resultado compensa!
Presta atenção na tia: pegue uma panela pequena e de fundo grosso, um pote de molho madeira pronto e tchibum! Pra panela! Dá uma aferventada e espalhe sob o filet mignon, (o meu "esperava ansioso" numa vasilha fófis). Só isso, meu povo! E salve o molho pronto!
O "gran finale" do arroz foi misturar queijo parmesão ralado (a gosto do freguês e com a delicadeza de uma legítima donzela, tá? Deixa a massaroca pra comer qdo estiver sozinha e não banca a burra #falomesmo).
Batata palha a postos e voilà!
Pra sobremesa, a pedido do marido, repeti o Pavê de Bis.
Mesinha romântica, comida boa, marido feliz e barriga cheia.
(Só não tem foto... Tá tá... vcs já sabem).

THAT'S ALL FOLKS!


Para saber mais:
Receita do Pavê de Bis

2 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaa mais saiu caprichada essa comemoração pós dia dos namorados... eu disse que valeria a pena esperar! E dá-lhe comilança no inverno... aff, ninguém merece! rs...
    Beijocas flor!

    ResponderExcluir
  2. Avde Maria, viu só! rsrsrsr Bjo.

    ResponderExcluir

Para deixar um comentário basta digitar seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha de diálogo. Caso aconteça algum erro, você volta e digita de novo. Isso tudo para que fiquemos protegidos contra spams.
Mas ainda não é tudo... Depois vai precisar de aprovação para que sua participação apareça online, ok?
Obrigada pelo comentário e volte sempre pra fuxicar!